MUITO ALÉM DA TRISTEZA
- Simone D. Marchesini
- 29 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mar. de 2020

Existe um mito sobre a depressão e sua manifestação: a ideia de que sua expressão principal seria tristeza, choro e inapetência.
Um dos sinais frequentemente negligenciados deste estado de humor é a dor inexplicável. Essas dores vão de enxaquecas, dores nas costas, dores abdominais ou musculoesqueléticas que pegam as articulações, pescoço e ombros.
A depressão pode ser sinônimo de dor que passa a justificar o humor, a falta de sono e todas as outras alterações na vida da pessoa, camuflando o ponto central.
Existem relações entre a depressão e o sistema digestivo, cardiovascular, imunológico e metabólico. Por isso, os sintomas físicos também podem surgir na forma de ansiedade pânico, coração acelerado e pensamento hipervigilante.
Mudanças no cuidado pessoal sinalizam o estado de humor em que uma pessoa se encontra. O excesso de produção e extravagância e perda de pudor mostram a falta de crítica e autoestima excessiva, mas o descuido com a limpeza é um sinal sútil da depressão.
Quando a pessoa sai sem escovar os dentes, ou simplesmente não se importa com sua roupa ou com o penteado, pode ser um sinal de alerta. Parar de escolher a roupa para o trabalho pode ser uma pista.
O isolamento social é um sintoma bem conhecido da depressão, mas pode ser o único num primeiro momento. Com ele vem a perda de energia, o cansaço ou a sonolência excessiva.
Começa com as mensagens que não querem ser vistas ou respondidas. Tudo parece muito custoso. O comportamento evitativo com a expectativa de não encontrar ninguém conhecido pode ser o prenúncio de um episódio depressivo.
O sentimento de culpa é desproporcional em pessoas com depressão e muitas vezes incongruente com a situação apresentada.
Pode até chegar aos extremos do arrependimento por ter nascido.
Para muitas pessoas com depressão, o deficit de atenção também pode ser um problema, ou como transtorno comorbido ou como sintoma. Pode ser difícil se concentrar quando existe um pensamento recorrente que não sai da cabeça. Além disso, a disciplina no trabalho parecerá muito mais difícil de controlar.
A Irritabilidade é um elemento evidente da depressão em alguns, muito mais do que tristeza. Até mesmo porque tudo está dando errado e ninguém entende a pessoa que está mal.
Para quem convive com alguém em depressão é nítido que a pele da pessoa fica diferente, o gosto musical varia para um tom entristecido e as roupas pendem para a cor preta. Tudo é insatisfatório e nada preenche os critérios de satisfação desse indivíduo. Há muito sofrimento, mesmo que sem consciência.
Comments