top of page

Blog

Psychomarchesini-Psicologia de Peso

A dissociação, desconexão entre a mente e o corpo, está na base do ganho e reganho de peso. É exatamente quando perdemos a cabeça que o "não eu" nos toma,como se fosse um espírito mais forte, uma possessão que domina nossos atos. Quem já teve uma compulsão sabe bem do que estou falando. Quem já teve um ato impulsivo vai identificar a cena. Simples como segurar uma represa e depois liberá-la.


A experiência de total "ausência" durante o ato de comer, fato que produz prazer intenso no momento e depois o relaxamento fruto do reequilíbrio químico torna compreensível a dimensão de um ato difícil de controlar .

Cuidar da mente é também cuidar do corpo, pois é na junção dos dois e no tratamento integral que se torna possível estar presente em cada ato.


AMPLIE SEUS CANAIS DE PERCEPÇÃO ! Cheire, ouça, olhe, toque, encoste na boca e sinta o gosto com a curiosidade de uma criança.

Sem julgar! Sem Críticas. Depois deixe ir. Experimente o que vem em seguida. Nada é para sempre. Nem seu eu.


A cirurgia bariátrica, assim como qualquer outro método de emagrecimento rápido, promove queima de massa magra. Por isso, a alimentação deve priorizar o consumo de proteínas e a suplementação delas através de produtos recomentados por nutricionistas. Forçar o corpo em treinos sem a devida reserva também faz a queima do tecido indesejado. Esse também é um dos motivos pelos quais aconselhamos que o exercício físico não seja tema apenas após o emagrecimento. Exercício físico não tem como foco a a perda de peso, mas a saúde dos músculos e a flexibilidade do corpo. Um corpo duro reflete uma incapacidade de lidar com questões da vida. É preciso flexibilidade, swing (balanço) , soul (alma), jogo de cintura e remelexo para dançar conforme a música. Quando o corpo que é operado já tem trabalho muscular e musculatura desenvolvida, flexibilidade e conhecimento de si mesmo, a construção da nova identidade ou a recuperação da identidade perdida é muito mais eficaz. É preciso deixar o preconceito com a própria condição e levar esse corpo para um trabalho de prazer e descobertas. Você não precisa ser magro para curtir as sensações boas que seu corpo pode dar.


Lembre-se que quando optamos por um método mais incisivo para a perda de peso como uma cirurgia que pode tratar a Diabetes II, a escolha também envolve manter a suplementação , os exercícios físicos e cuidar da cabeça.

Mas por que tratar a cabeça?

Bem, não é só pela incidência de transtornos de compulsão alimentar, depressão e ansiedade. Nem tão pouco para prevenir o reganho de peso. É para promover, dentro do possível, um encaixe corpo - mente que estava desconectado e acertar todo o sistema que circunda a pessoa a partir de sua mudança.

A psicoterapia não tem papel curativo, mas papel de autoconhecimento. Na cirurgia bariátrica ela age sobre a construção de uma nova identidade magra e saudável, COM TUDO QUE É NECESSÁRIO PARA SUSTENTA-LA. O Psicologo não precisa ser adicto a drogas para tratar quem se droga, nem separado para conduzir casos de divórcio. Assim também ocorre no campo da bariátrica. Operado ou não, o que garante o resultado é o vínculo desenvolvido.Todos temos um papel importante quando se trata de multidisciplinaridade. Somos um grupo de trabalho do qual o paciente faz parte.

Comments


Arquivos de textos
ENTREVISTA
    Siga-me
    Rua Bruno Filgueira, 369
    11o andar -Curitiba- Paraná 
    CEP:80240-220
    fone: (41) 3322-4960
    simonedallmarc@yahoo.com

    Simone Marchesini
    CRP:08/04760
    Psicóloga
    Mestre em Psicologia

    • Twitter Social Icon
    • YouTube Social  Icon
    • TEmporário3
    • LinkedIn ícone social
    • CAPAMEDITATOVOJPG
    • 241523597_6661001103913880_3898557796503994527_n_edited_edited

    © 2017 por Simone Marchesini. Criado orgulhosamente com Wix.com

    bottom of page