Comer Meditativo
PSICOLOGIA CLÍNICA e BARIÁTRICA

QUEM SOU?
Simone Marchesini

Quando fazemos psicoterapia, o foco é alívio e mudança. Busca a psicoterapia quem quer compreender o que acontece consigo mesmo e com a vida, e questiona bases mais profundas dos fatos que ocorrem no próprio caminho.
Para os excessivamente questionadores um alívio; para os sem norte uma pergunta de rumo.
É frequente que pessoas que passem por avaliação para cirurgia bariátrica se comprometam a entrar em processo terapêutico, mas ao operarem e obterem o benefício da magreza, percam o fogo propulsor do questionamento.
Mesmo mais tarde, quando do reganho de peso, a busca é por outro procedimento incisivo que tenha o mesmo efeito rápido e radical. Algo que exija pouca mudança operada por ele, mesmo que envolva mudanças excessivas operadas nele.
EMBORA A OBESIDADE TENHA SIDO RECONHECIDA COMO DOENÇA, ELA FOI RETIRADA DO CAMPO DE FALHA DE CARÁTER, FOI-LHE TIRADA O SENTIDO DE TRANSFORMAÇÃO DE VIDA E ATRIBUÍDO UM SIGNIFICADO PURAMENTE MÉDICO-CIRÚRGICO. Com isso, seus aspectos clínicos foram rebaixados, sua perspectiva psicológica foi negligenciada e o paciente retorna ao problema original.
Doenças crônicas , sejam quais forem, precisam de educação continuada, constante conscientização para prevenção de recaídas, incentivo à motivação, suporte emocional para manejo do stress, administração do tratamento em longo prazo, trabalho da dinâmica familiar, relacionamentos afetivos e imagem corporal.
TUDO NO SER HUMANO ACONTECE CONCOMITANTE DENTRO E FORA, PSÍQUICA E FISICAMENTE.
Simone Marchesini
CRP:08/04760

Minha História
Sou Simone Dallegrave Marchesini e minha primeira vocação foi artística. Na escola, porém, ouvi que isso não era profissão. Mesmo assim, cursei Educação Artística pela UFPR, fiz dois anos do Curso Superior de Artes Cênicas pela PUC-PR e só então, em 1987, decidi levar em frente o curso de Psicologia que havia iniciado em 1983.
Comecei meus estudos já apaixonada pelo pensamento de C. G. Jung e cursei a universidade (UTP) direcionando meu pensamento para a prática clinica nessa linha. Terminado o Curso, fiz duas especializações: uma em Psicologia Analítica (PUC-PR) e outro em Clínica Psicológica na linha Psicanalítica Freud-Lacaniana (UFPR).
Minha atuação inicial foi com pacientes chamados terminais ou sob cuidados paliativos. Eram pessoas que estavam sendo submetidas a quimioterapia e transplante de medula óssea por leucemias, anemias e linfomas. Meu trabalho de conclusão das especializações foi sobre "A Perspectiva da morte em Freud e Jung" e me confrontou com a questão adolescente sobre a validade da vida.
Atuei no Ambulatório de Transtornos Alimentares do HC da UFPR (AMBUTAM), cópia do AMBULIM de SP, no qual iniciei formalmente meus estudos sobre obesidade, bulimia e anorexia nervosas.
Deixei o serviço do HC para ter um filho:Leonardo.
Em 1995 comecei a trabalhar como psicóloga de um Serviço de Cirurgia Bariátrica. O primeiro do Paraná, segundo do Brasil. E até hoje mantenho minha atuação com cirurgia bariátrica, cirurgia metabólica, balão intragástrico e plasma de argônio endoscópico. Sou mestre em Psicologia pela UTP, numa linha que muito me exigiu: Psicologia Social Comunitária. Uma visão de vida totalmente oposta aos estudos biológicos e arquetípicos que já havia feito.
Desenvolvi o projeto COMER MEDITATIVO a partir do já existente Mindful Eating, pois vi a possibilidade de juntar minhas formações em Dança, Educação Artística e Psicologia Junguiana nessa prática de apreensão não verbal da realidade. Uma realização que tem me deixado feliz nessa segunda metade de vida.



