ESTE É ESPECIAL
- Simone D. Marchesini
- 16 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
RESOLVENDO PROBLEMAS
Em sendo a recidiva (reganho) de peso um problema comum para muitas pessoas que batalham contra o peso, é preciso encontrar o método que mais se encaixa com cada um.
Às vezes é uma questão de disciplina, outras de autoconhecimento.
Abaixo você poderá ver um recurso de resolução de problemas que serve para qualquer situação. É uma maneira de centrar-se quando as coisas parecem perder o rumo.
O comer meditativo é um modo diferente de se relacionar com a alimentação, mas nem todos estão dispostos, pelo menos nesse momento de vida, a se relacionarem de modo mais meditativo com a vida.
Apresento abaixo uma estratégia prática para a alimentação, o corpo, a vida diária e para o trabalho. Afinal, temos problemas em todos os setores.
Este método é da Terapia Cognitivo-Comportamental. Trabalha com a organização dos pensamentos para que suas emoções se filtrem e se tornem mais harmônicos e funcionais. Deste modo, suas atitudes serão mais coerentes com as situações que você está vivendo.
Cada etapa está descrita, com passos ben estabelecidos e em cores distintas para formar um círculo.
Lembre-se que para visualizar sua situação problemática é importante distanciar-se do pensa ser o problema, OU SEJA, olhá-lo como se estivesse de cima de uma sacada. Ou olhar o cenário como se estivesse passando na tela de um cinema. Como um espectador que observa situações de outra pessoa.
Verifique sempre quais as condições reais da sua situação E BUSQUE EVIDÊNCIAS sobre aquelas "impressões da realidade".
Depois disso comece a estabelecer seus objetivos e como agirá para atingi-los de modo realista. Nada de sonhos mirabolantes! Sempre coloque em pauta as causas do problema a ser resolvido e como deverá intervir sobre os fatores causais. Aos poucos vá elaborando estratégias passíveis de serem colocadas em prática.
Ah! uma coisa muito importante em qualquer situação é ter planos A, B e C. Isso quer dizer que você não vai desistir à primeira falha e nem vai se deixar destruir se não der certo na primeira tentativa. Não estamos propondo nada heróico. Certo?
Comece a agir sem pessimismo e sem esperar milagres. Baseie-se sempre na realidade e nos sinais visíveis que tem. Evite conclusões precipitadas ou pensar que está tendo sensações ou intuições sobre seu problema à sua frente.
Avalie sempre seus resultados para que possa medir sua evolução. Saber da própria evolução faz com que você não precise de elogios externos ou feedback de colegas e amigos.
Vamos lá? Boa sorte. Aguardo notícias sobre como se saiu, ok?

Comments