VOCÊ ACHA QUE DISTORCE SUA PERCEPÇÃO CORPORAL?
- Simone Dallegrave Marchesini CRP:08/04760
- 7 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
Trabalhar o aspecto alimentar não se resume a ter uma tabela do que pode e do que não pode ser colocado à mesa. Muito menos se restringe ao cálculo de calorias diárias a serem ingeridas. Para isso já existem aplicativos, balanças digitais e até revistas.
É preciso conhecer o próprio corpo e principalmente desenvolver o que se chama de interocepção. Essa palavra refere-se ao conhecimento das percepções de do corpo de dentro para fora.
Comece um simples exercício tapando os ouvidos e tentando escutar seu próprio batimento cardíaco. Depois tente ouvir sua respiração.
Que tal sentir o gosto que está na sua boca?
Como está a pressão de sua mordida?
Experimente também observar as sensações como sede, fome, sono com um pouco mais de foco e carinho.
Algumas pessoas têm a percepção corporal extremamente aguçada, outras não têm a mínima ligação com o próprio corpo e outras apresentam uma distorção da imagem corporal. Existe ainda um grupo que apresenta um transtorno grave de imagem corporal que se chama TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL. É uma insatisfação constante com detalhes imaginários ou pequenos aos quais a pessoa reage de forma desproporcional. Esses detalhes limitam a vida do indivíduo a tornando infeliz.
Abaixo um teste simples que é aplicado em clínicas estéticas antes de serem realizadas cirurgias plásticas. Esse teste pode averiguar se a expectativa do paciente pode ser atendida ou se estamos diante de um problema que vai além de uma mudança no corpo.
Nas cirurgias bariátricas a imagem corporal também está envolvida e uma grande transformação começa com ela. Além disso, mudar o corpo é mudar toda reação que a sociedade tem com a pessoa. Afinal, não é segredo que o grupo ao redor trata de modo distinto pessoas obesas de magras, pessoas com autoestima em alta de pessoas que não se gostam. Os pr´prios companheiros e familiares nem sempre estão preparados, como supõem, para conviver com essa pessoa mudada, com outras opções de vida, outramaneira de se vestir, outros costumes alterados.
Lembre-se: que o sicólogo é o profissional de quem quer mudar e não o profissional de quem é doido.
(QTDC) Nome_________________________________ Data_________________ Este questionário pergunta sobre preocupações com a aparência física. Por favor leia cada pergunta cuidadosamente e circule a resposta que é verdadeira para você. Escreva também nas respostas onde indicado. 1) Você se preocupa muito com sua aparência?
sim não - Se sim: você pensa muito sobre os problemas com sua aparência e gostaria de pensar menos sobre eles?
sim não - Se sim: Por favor, liste as áreas do corpo que você não gosta: ________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ Exemplos de áreas do corpo você pode não gostar incluem: a sua pele (por exemplo, acne, cicatrizes, rugas, palidez, vermelhidão); cabelo; a forma ou o tamanho do seu nariz, boca, mandíbula, lábios, estômago, quadris, etc .; ou defeitos de suas mãos, genitais, seios ou qualquer outra parte do corpo. NOTA: Se você respondeu "Não" a qualquer uma das perguntas acima, você terminou o questionário.
Se respondeu “Sim”, por favor continue. 2) A sua principal preocupação com a aparência diz respeito a não estar magro ou magra o suficiente ou ao fato que você pode ficar muito gordo ou gorda?
sim não 3) Como esse problema com sua aparência afetou sua vida? • Isso muitas vezes te incomoda muito?
sim não • Muitas vezes esse problema tem afetado relacionamentos com amigos, namoro, encontros, convívio com as pessoas, ou suas atividades sociais?
sim não - Se sim: descreva como:_______________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ • Isso lhe causou algum problema na escola, no trabalho ou em outras atividades?
sim não - Se sim: o que são eles? _____________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________________________ • Existem coisas que você evita por causa de sua aparência?
sim não - Se sim: o que são eles? ____________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________ 4) Em um dia normal, quanto tempo você costuma gastar pensando em como está seu corpo? (Adicione o tempo todo você gastar no total em um dia, em seguida, circule uma opção.) (a) Menos de 1 hora por dia
(b) 1-3 horas por dia
(c) Mais de 3 horas por dia
É provável que você tenha o TDC se tiver fornecido as seguintes respostas: · Pergunta 1: Sim para ambas as partes Pergunta 3: Sim para qualquer uma das perguntas · Questão 4: Respostas b ou c Por favor, note que as perguntas acima se destinam a rastrear o TDC, não diagnosticá-lo; as respostas indicadas acima pode sugerir que o TDC está presente, mas não pode necessariamente dar um diagnóstico definitivo. Observe que uma resposta "sim" à pergunta 2 pode indicar a presença de TDC ou um distúrbio alimentar. A avaliação por um Psicólogo é recomendada para determinar qual diagnóstico pode ser mais preciso.
Comments