Comer meditativo
- http://zenhabits.net/mind-full/
- 25 de mar. de 2017
- 2 min de leitura
O comer meditativo é um programa de aprofundamento no desenvolvimento das sensações através da apreciação alimentar. Após a consciência sobre as interferências que sofremos da alimentação e dos rituais que cercam o ato de comer, retornar às noções do comer intuitivo requer ampliar novamente os canais de percepção e extrair o máximo de prazer do mínimo de alimento.

Esta afirmação pode ser expandida para diversos prazeres e ensinamentos da vida: "EXTRAIR O MÁXIMO DO MÍNIMO".
Abaixo uma tradução do inglês, do que se qualifica de exercício de ampliação de percepção ao comer. Vale à Pena!
1.Crie um espaço próprio. Muitas vezes comer se transforma em uma multitarefa. Você come fazendo outra coisa ao mesmo tempo. Ou come com a leitura ou na hora do trabalho, ou mesmo dirigindo, e principalmente assistindo televisão. Criar um espaço para o comer meditativo é importante, pois permite sua plenitude. Plenitude quer dizer estar inteiro e fazer apenas uma coisa. Basta comer.
2.Ponha a comida à sua frente e primeiro observe. Observe suas cores, textura, imperfeições, cheiros, formas. Não importa que esse alimento seja aquilo que você come regularmente. Cada dia você vai observar e sentir algo diferente. Pode ser um punhado de passas, uma cenoura, alguns brócolis, uma banana, algumas amêndoas cruas ou nozes.
3.Pense sobre suas origens. De onde vieram esses alimentos. Espere um minuto para pensar se eles são de outro continente, ou se são de alguma região de seu país? Como chegaram até você? Quem plantou ou criou, transportou e preparou? Que animal deu a sua vida e sofreu para ser seu prazer e saúde? Seja grato por tudo isso.
4.Experimente seu alimento. Uma mordida de cada vez. Colocar a comida na boca e saboreie seu sabor e textura. É crocante, macio, borrachudo, granulada, xaropento? É da terra, doce, floral, salgado, picante, carvalhoso, cítrico? É erva, coberto de musgo, gramínea, tanino? Pense sobre o que foi adicionado ao alimento - produtos químicos, sal, açúcar, gordura? Como é que a comida faz você se sentir? Considere o que os nutrientes da comida estão lhe dando, e nutrindo você.
5.Perceba seu coração. O que você sente quando come? Você está com fome, estressado, triste, feliz, magoado, raivoso, com medo, confuso, solitário, entediado, impaciente?
6.Faça pausa entre as mordidas. Respire. Aproveite o espaço. Em seguida, repita o processo para a próxima mordida. Pratique uma vez por dia. Quando se tornar um hábito regular, experimente duas vezes ao dia.
Em breve, você será surpreendido com novidades sobre o Comer Meditativo.
Acompanhe nosso Blog.
Comments