top of page

Blog

COMPULSÃO ALIMENTAR DO JOVEM.

A produção natural de neuropeptídios e hormônios regula certos desejos no cérebro humano. O neuropeptídio Y (NPY) é responsável por despertar o apetite por carboidratos complexos. Além disso há a influência dos níveis de glicose no sangue que depois de uma subida intensa, diminuem e incitam desejos intensos por carboidratos. Estes ciclos de fissuras e culpa são facilmente acionados em crianças e adolescentes que já são biologicamente propensas para tais ciclos.

Demitri Papolos, autor do livro “A criança Bipolar”, em uma pequena entrevista para a Bipolar Magazine, falou da compulsão alimentar infantil e de características peculiares a crianças com pensamento rígido e temperamento forte.

Muito embora a descrição tenha se referido a crianças, é possível verificar que os itens abaixo são também pertinentes a adultos. O pensamento rígido e o temperamento forte, que predispõem a frustrações, estão na base da atual defesa da complacência (capacidade de voltar ao estado normal após a vivência de um abalo ou stress).

- A própria alimentação

Açúcar chama açúcar. E isso não é surpresa. Cada vez que a taxa de glicose sobe abruptamente no sangue, sua queda brusca acontece e aciona novamente o apetite. Isso acontece principalmente com carboidratos simples e açúcares. Mas agora, cientistas australianos mostraram em pesquisas com animais que a ingestão de sucralose (adoçante ) induz ao consumo de 30% a mais de comida depois de seu uso prolongado

. A pesquisa também mostrou que este fenômeno é provocado pelo desequilíbrio no centro de recompensas do cérebro que identifica o doce, mas não o açúcar ou o adoçante.

- Negação e privação

Um limiar baixo de tolerância às frustrações torna fácil detonar a ansiedade, o que é típico de alguns quadros emocionais. Isso pode causar uma reação exagerada aos eventos estressantes reais ou percebidos, como privação, perda, rejeição e humilhação. Uma simples palavra como: Não! para crianças e adolescentes com transtorno bipolar, com pensamentos rígidos e perfil inflexível é o suficiente para provocar a ansiedade.

-Desregulação do apetite

Esta fixação por amiláceos ou doces leva a comportamentos que são sintomas de desregulação do apetite e que podem ajudar a definir um aspecto da síndrome do funcionamento da personalidade do adolescente. Esses comportamentos incluem a busca desesperada pela comida, a compulsão e a estocagem de alimentos.

- Fome induzida por medicamentos

Infelizmente, muitas crianças e/ou adolescentes são sensíveis aos efeitos de ganho de peso das drogas que regulam o humor. Até mesmo antidepressivos, ao longo do tempo, despertam apetite específico para carboidratos simples.

Alguns medicamentos causam fome insaciável e severa; Adicionados às fissuras alimentares de alguns transtornos de ansiedade ou do humor, os efeitos das medicações reforçam um círculo vicioso. Por outro lado, existem alguns remédios que podem agir como um supressor do apetite, mas nem sempre as medicações trazem só benefícios.

-Uma nação de fast-food

Os impulsos extremos para alimentos ricos em carboidratos tornam-se muito mais difíceis de controlar quando os fast-foods são tão amplamente disponíveis.

Em todas as esquinas ou nas áreas de alimentação de shoppings, aparecem como opções mais baratas. Nas escolas, ainda a alimentação semi- industrializada se apresenta como opção melhor que salgadinhos e Coca-Cola. Quando um jovem assiste à televisão, um interruptor insaciável fica ligado a cada comercial que mostra cereais açucarados, biscoitos e sorvete - o que é frequente.

Somos produto das influências que sofremos e influenciamos quem está à nossa volta. Enquanto a comida industrializada for oferecida como a mais saborosa e de fácil acesso, não teremos progresso em nenhuma campanha anti-obesidade.

Estudos de Wansink et al (2007) realizados em laboratórios alimentares, mostraram que existe a tendência de sermos amplamente enganados pelos produtos Diet e Light. A comparação duplo-cego entre um grupo que comeu produto dito diet/ light e outro grupo que foi informado estar recebendo o mesmo produto na versão regular, mostrou que o grupo light/diet consumiu 49% a mais, o que equivalia a 84 cal a mais.

O combate à obesidade, seja da criança, do adolescente ou do adulto, passa de qualquer modo pelo estado emocional e pela qualidade de vida. É impossível tirar desta doença seu fator afetivo, tendo em vista que a grande maioria das pessoas que procura um serviço de tratamento para obesidade refere “ansiedade de comer”, como se se tratasse de um diagnóstico à parte.

 
 
 

Comments


Arquivos de textos
ENTREVISTA
    Siga-me
    Rua Bruno Filgueira, 369
    11o andar -Curitiba- Paraná 
    CEP:80240-220
    fone: (41) 3322-4960
    simonedallmarc@yahoo.com

    Simone Marchesini
    CRP:08/04760
    Psicóloga
    Mestre em Psicologia

    • Twitter Social Icon
    • YouTube Social  Icon
    • TEmporário3
    • LinkedIn ícone social
    • CAPAMEDITATOVOJPG
    • 241523597_6661001103913880_3898557796503994527_n_edited_edited

    © 2017 por Simone Marchesini. Criado orgulhosamente com Wix.com

    bottom of page